Ontem, na aula de boxe chinês, o mestre filmou a gente batendo nos sacos de pancada. Depois nos mostrou as imagens para que a gente percebesse onde estamos errando. O mestre disse que meu estilo está bom, eu só preciso melhorar a base e deixar os ombros sempre erguidos.
Sobre melhorar a base:
A base do boxe chinês não é a mesma do kung fu. Enquanto no último, deixamos as pernas totalmente espaçadas, no boxe elas ficam bastante juntas, e um pouco só afastadas para o lado de trás. A perna da frente fica alinhada com o saco de pancadas, e a de trás, fica apenas um pouco para trás.
Sobre os ombros erguidos:
Se eu não ergo os ombros, minha cabeça fica exposta ao inimigo, e ela não se movimenta junto com o corpo. Com os ombros erguidos, a cabeça vai junto com o soco, o que gera um estilo, protege e também dá mais embalo para os passos de um soco, que também revisamos hoje: não é só o braço que vai para a frente, é o braço, depois a perna de trás, e depois o quadril. Isso faz um soco, um soco forte e certeiro. Ombros erguidos, vai o braço, vai a perna de trás, vai o quadril, e pum! Soco no saco. O mestre recomendou que víssemos lutas do Maguila em câmera lenta para sacar estes passos do soco.
Hoje, no kung fu, o mestre laranja passou ensinamentos de respiração. Ele disse que o ideal para a prática do kung fu é a respiração mesclada: respiração abdominal e pulmonar. Praticams os três tipos, e ele passou um exercício muito bom para praticar o domínio da respiração pulmonar: respire com o nariz e vai erguendo os braços, pare lá em cima e prenda a respiração até onde conseguir; expire com a boca e vai abaixando os braços, pare lá embaixo e prenda a respiração, deixe o pulmão vazio, até onde conseguir, e volte para a inspiração do primeiro passo. Eu adorei esse exercício, é uma boa prática matinal, vou tentar praticá-lo todas as manhãs, e em seguida, cinco minutos de passos e estilo de soco.
"Everything is kung fu." - Mister Han, em Karate Kid 2.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário